Thumbnail

Gestores do arranjo de desenvolvimento da educação se reúnem em Votuporanga

Em 2009, a Prefeitura de Votuporanga por meio da Secretaria da Educação deu início ao projeto Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste Paulista, com o objetivo de reunir prefeitos e gestores municipais da educação, interessados em abordar soluções, trocar experiências e estimular a cooperação entre municípios sobre questões educacionais. O projeto que inicialmente contava com a participação de 17 cidades, hoje, cinco anos depois, tem a participação de 47.

A fim de esclarecer as ações e conquistas realizadas, o grupo gestor do ADE Noroeste Paulista se reuniu nesta segunda-feira, 01 de dezembro, em Votuporanga, para apresentar uma retrospectiva sobre os feitos, o novo projeto de Lei sobre os Arranjos que está em trâmite no Congresso Nacional e sobre as orientações do MEC para a elaboração dos Planos Municipais da Educação.

O prefeito Junior Marão ressaltou a importância em melhorar cada vez mais a educação na região. “Nossa região é uma das melhores no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e a responsabilidade é de cada município, devido ao trabalho de todos, e nós podemos avançar ainda mais. Eu penso alto nesse sentido e unidos podemos nos tornar a melhor região em educação” e concluiu dizendo “nós, prefeitos e gestores, estamos de passagem por esse cargo, mas temos que deixar um legado para nossas crianças. O importante é começar um trabalho no qual o próximo que vier tenha vontade de continuar”.

A secretária da Educação de Votuporanga e também coordenadora executiva do ADE, Silvia Rodolfo, falou sobre a importância da adesão de todos os municípios e de realizar esse trabalho em conjunto. “Essas ações sendo realizadas em todos os municípios garantem melhorias tanto para os professores quanto para os alunos, já que são feitas capacitações para os educadores e principalmente ao grupo gestor, para que eles repassem a informação, assim a região noroeste paulista terá diretrizes de trabalho iguais em todas as escolas”.

O Arranjo de Desenvolvimento da Educação trabalha a gestão educacional, incluindo plano de carreira do magistério, assistência individual/coletiva para alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, aplicação correta dos recursos do FUNDEB, formação de professores e profissionais de serviços e apoio escolar com habilitação adequada, qualificação para professores, práticas pedagógicas e avaliação, incentivo a leitura, infraestrutura física e recursos pedagógicos, com laboratórios de ciências, recursos audiovisuais e materiais esportivos, tudo para adequar e padronizar a educação na região.

Vídeos

Contatos

  • Rua Vereador Gonçalves Ferreira, 582

    Gastão Vidigal - SP
  • Telefone:(17) 3848-1266
    camara@camaragastaovidigal.sp.gov.br