Thumbnail

Aparecido Galliotte ensina como fazer uma boa horta

Aparecido Galliotte, conhecido como Sr. Cido, nasceu em 16 de agosto de 1940, em Matão-SP. Morou por três anos na cidade, até chegar a antiga Paraúna, hoje Monções

No município, estudou, casou e morou por 30 anos. “Era bem pequena, tinha pouca casa de comércio, tinha igreja, era outra, mas tinha”, conta Cido. Estudou até o quarto ano da época. Casou-se em 08 de outubro de 1960 com Maria Teixeira Galliotte. Tiveram sete filhos, Aparecida, Dulcilei, Miguel, Marcia, Claudia, Elisa e Isabel. Têm 18 netos e 7 bisnetos.

Trabalhou com lavoura de café. Mudou para União Paulista, ficando por lá três anos, enquanto continuava a trabalhar com cafeicultura.

Mudou-se por mais três vezes. De União Paulista para Gastão Vidigal, ficando por 8 anos. Voltou para Monções e ficou mais 6 anos e meio até se mudar definitivamente para Gastão Vidigal há 19 anos.

Em Gastão Vidigal trabalha com sua horta de folhas, entre elas, alface, almeirão e rúcula. “Acordo por volta das 05h30 e às 06h já estou começando a trabalhar. O primeiro serviço do dia é arrumar as verduras para sair com o carro para vender na rua”, afirma Sr. Cido, que sai todos os dias para vender suas verduras em seu município e também nas cidades vizinhas, Nova Luzitânia e Monções.

Aos 74 anos, ainda tem muita disposição para praticar essa atividade. “Enquanto eu estiver aguentando, estou fazendo”, destaca. Cuidar, molhar a horta e fazer canteiro, esses são os princípios básicos do cultivo. “Eu sou do tempo que horta pra mim tem que ter esterco e água suficiente, além, é claro, de um bom preparo da terra. Quando vamos fazer um canteiro tem que fazer bem feitinho, não adianta pressa”, ensina.

Com produtos naturais, sem uso de agrotóxicos, o carro-chefe da sua hora é a alface, oferecido em dois tipos: americana e crespa. “É uma bela horta, já foi maior que está hoje, mas é uma boa horta”, orgulha-se.

Pelo seu carisma, conquistou muitos amigos na cidade. “Amizade aqui tem bastante. Hoje em dia o povo não é muito de visitar, mas posso falar pra você que não tenho nenhum inimigo”, conta. E também viu muita evolução. “Sempre tem evolução a cidade melhorou bastante do que era e vai continuar melhorando”, finaliza.

Vídeos

Contatos

  • Rua Vereador Gonçalves Ferreira, 582

    Gastão Vidigal - SP
  • Telefone:(17) 3848-1266
    camara@camaragastaovidigal.sp.gov.br