Palestra reúne grupos do Ação Jovem e Idosos

A prefeitura municipal de Gastão Vidigal em parceria com o CRAS e unidade básica de saúde realizou palestras no dia 12 de agosto em atenção a semana da saúde com o grupo de adolescentes do Ação Jovem sobre “Gravidez na Adolescência”, com as enfermeiras Jislaine e Bruna, com os Idosos sobre “Saúde: Fatores de risco”, com a psicóloga Maria Cristina, todos acompanhados pela técnica do CRAS, a psicóloga Liliane.

Com os adolescentes, as enfermeiras falaram que no dia 05 de agosto, comemora-se o “Dia Nacional da Saúde”, assim a equipe do município está se mobilizando para desenvolver algumas ações, dentre elas, irão abordar alguns assuntos nas reuniões socioeducativas do CRAS.

As profissionais iniciaram falando sobre os riscos médicos sendo maior o número de jovens com doenças hipertensivas, partos prematuros e de baixo peso, desnutrição do bebê e da mãe, ruptura dos tecidos da vagina durante o parto, dificuldade para amamentação e depressão. Então, falaram sobre as conseqüências, como: anemia profunda, pré-eclâmpsia e complicações no momento do parto.

Posteriormente, ressaltaram os riscos sociais, dentre as possibilidades: a jovem abandona a escola, afasta dos amigos, perde a juventude, pode ser expulsa de casa, o parceiro pode não reconhecer a paternidade e algumas caem na prostituição.

Para encerrar, exibiram a frase: “A vida está em suas mãos” e distribuíram camisinha masculina e feminina. Aproveitou-se a oportunidade para deixar os jovens a vontade para esclarecerem suas dúvidas, o que propiciou um momento muito proveitoso.

O objetivo do encontro foi oferecer informações sobre gravidez na adolescência, visto que havia observado que esse assunto estava gerando muito interesse nos participantes, pois estão tendo relacionamentos mais sérios, cada vez mais cedo. Os resultados foram positivos, porém os participantes estiveram atentos e esclareceram suas dúvidas sobre gravidez na adolescência, métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis.

Com o grupo de idosas, Maria Cristina explicou sobre o dia Mundial da Saúde e iniciou abordando a definição de fator de risco, segundo a Organização Mundial de Saúde e descreveu cada um deles, sendo: tabagismo, álcool, diabetes mellitus, colesterol, pressão alta, sedentarismo, obesidade e estresse, associando este último com a ansiedade e descrevendo seus sintomas. Então, ressaltou como prevenir estas doenças e muitas outras, por meio de alimentação equilibrada, atividades físicas e lazer.

Em seguida, relatou o conceito de depressão e suas causas, podendo ser hereditárias e/ou ambientais e os sinais e sintomas, como: sentimento de desamparo e desesperança; perda de interesse nas atividades diárias; alteração no apetite ou no peso; alteração no sono; irritabilidade ou inquietação; perda de energia; problemas de concentração.

Para finalizar, falou sobre a depressão, ressaltando as causas e fatores de risco para depressão e o tratamento. Maria Cristina encerrou o encontro com a seguinte frase: “Prevenir ainda é o melhor remédio”.

O objetivo da reunião foi oferecer informações que melhorem a qualidade de vida das participantes, não só da saúde física, mas também mental e social. O resultado foi satisfatório, pois as idosas interagiram com a convidada e puderam dar suas opiniões e esclarecer suas dúvidas.